Auxílio-Acidente X Auxílio-Doença: Qual devo pedir?

19/06/2019 10:47

Se você não sabe se deverá pedir auxílio-acidente ou auxílio-doença, há apenas uma diferença que determinará qual dos dois benefícios é devido:

O auxílio-acidente guarda causa diretamente com a redução da capacidade advinda de esforço repetitivo no trabalho, sendo necessário a comprovação do que é chamado de nexo causal entre o acidente e a incapacidade.

Já o auxílio-doença não advém de acidente de trabalho, e sim de qualquer outro motivo externo que tenha causado a doença.

Aposentadoria por Invalidez para portadores de Tendinite

É possível o recebimento de aposentadoria por invalidez em casos de tendinite, uma vez que a doença pode ser permanente, irreversível.

Requisitos Gerais para Recebimento do Benefício

  1. Ser inscrito no regime da Previdência, anterior ao acometimento da doença, e realizando as contribuições. Caso o segurado pare de contribuir, o benefício será mantido por até 12 meses após a cessação da contribuição;
  2. Período de carência de 12 meses – que nada mais é do que a exigência de já ter feito 12 contribuições à previdência;
  3. Incapacidade total para o trabalho e temporária;

Os requisitos são, portanto, quase os mesmos do auxílio-doença, exceto o fato de que a doença deve ser permanente.

Também será mediante avaliação do perito médico, com a necessidade de levar no dia da consulta os exames que atestam a tendinite como causador da incapacidade permanente.

O benefício é concedido a cada 2 em 2 anos, onde o beneficiário se submeterá a nova perícia médica para saber se continuará recebendo o benefício ou não.

Em se tratando da remuneração, ela corresponde a 100% do salário de contribuição do segurado.

Bem, estas são as dicas de hoje. Espero que tenham sido úteis a você!

Não esqueça de curtir a nossa página do Facebook, nós sempre entregamos conteúdos muito interessantes sobre os seus direitos por lá. Se mantenha informado!